jump to navigation

Help, meu dinheiro acabou! 9 de setembro de 2009

Posted by morosozinhoeagora in Uncategorized.
Tags: , ,
trackback

“Tenho 8 reais pra passar a semana” – Marina Soares.

“Me empresta 5 reais? To sem dinheiro ” – Caio César.

“Posso almoçar na sua casa? Acabou o gás na minha.” – Caio César.

“Não vou no almoço, não posso gastar.” – Marina Soares.

Você que mora sozinho, reconhece as falas acima dentro do seu próprio vocabulário? E vc que não mora sozinho, já foi a salvação para um amigo desses ? Pode até parecer engraçado, mas muitas vezes saber controlar os gastos é um dos principais problemas principalmente para quem vive sozinho. É muito comum encontrarmos pessoas de outras cidades em escolas e faculdades. Muitos estudantes optam por estudar longe de sua cidade natal e vir para a cidade grande e vice-versa. Outros, depois que iniciam a carreira profissional, querem conquistar uma independência maior tendo seu próprio espaço. Claro que, morar sozinho tem suas vantagens, muitas vantagens eu diria. Mas, muitas desvantagens também, e, uma delas é não ter alguém para te tirar do sufoco financeiro. Marina Soares mora sozinha em um apartamento em campinas a 2 anos. Mudou-se de São Paulo assim que passou na universidade PUCCAMP. Seus pais depositam em sua conta uma quantia para os gastos mensais. A estudante diz que o que mais queria era morar em outra cidade, longe de tudo e de todos que convivia: ” Acho que todo jovem tem essa vontade. É muito bom e faz bem pra todo mundo. Além da liberdade, você aprende a se virar, a parar de fazer manha e de depender tanto das pessoas.”

Caio César era o contrário. Também morador da cidade de São Paulo, não queria de forma alguma ir para longe do lugar onde estava tudo o que havia conquistado: ” Passei 18 anos vivendo em São Paulo,tudo estava lá entende? Era muito triste ter que me distanciar de tudo o que eu gostava, mas não tive como evitar.” Caio acabou se mudando também para Campinas a 3 anos, onde cursa a universidade UNICAMP. Seus pais financiam o aluguel e condomínio, os outros gastos são administrados por ele com seu trabaho. Marina diz que no começo foi difícil por estar sozinha em uma cidade estranha com pessoas desconhecidas. Conta que sentia muita falta das pessoas próximas mas que isso ajudou a melhorar seu relacionamento com a família por valorizar pequenos momentos que antes passavam despercebidos. Caio superou todas as expectativas, principalmente as dele. O paulista mudou-se para uma república e adaptou-se muito rápido ao novo estilo de vida.

Quando questionados sobre as principais dificuldades, ambos falam da saudade e com uma risada citam a dificuldade em organizar os gastos. A estudante diz: “É impossível morar sozinha e não ficar totalmente perdida por estar sem dinheiro e não saber o que fazer. Já passei uma semana com 8 reais, já almocei um tomate e já liguei pra casa pedindo socorro.” e ele concorda: “É verdade. Já gastei dinheiro em festas com o dinheiro do mercado e fiquei quase duas semanas só com cerveja e queijo na geladeira.” Essas são dificuldades comuns quando ainda não se está adaptado a um novo rítimo. Hoje os dois estudantes estão acostumados com esses perrengues e dão algumas dicas para quem ainda não se adaptou.

1- Anote em um papel as contas mensais e fixas. Isso vai ajudar na hora de direcionar o restante do dinheiro.

2-Se você trabalha, ou recebe mensalmente uma quantia de seus pais, anote-as também.

3-Some os gastos e compare o total das despesas e ganhos.

4-Gaste primeiro com coisas necessárias como contas e mercado.

5- Economizar coisas básicas como o tempo no banho ou no telefone também ajuda.

6- Evite jantar ou almoçar fora.

7- Procure lugares mais baratos para fazer compras.

8- Sempre que sobrar algum dinheiro, faça uma reserva.

Por Nathalia Tourais

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: