jump to navigation

Sobra mês no fim do meu dinheiro 24 de setembro de 2009

Posted by morosozinhoeagora in Uncategorized.
trackback
money

money

 

Muitos jovens que moram sozinhos sofrem com a administração do dinheiro, seja ele ganho dos pais ou do próprio suor. O fato de morar sozinho da a sensação de independência logo de cara e isso sobe à cabeça de muitos. Contas, festas, supermercado, viagens, compras, são tantas coisa que deixam a cabeça dos jovens a mil, estimulando a vontade de fazer tudo e às vezes não conseguem fazer nada. Antes de morar fora os jovens não têm tantos compromissos, contas, e a administração é com a “mesadinha” do mês. De repente tudo muda quando se vai morar sozinho e as responsabilidades aumentam e a independência também.

A má administração das finanças pode causar várias conseqüências como a de não conseguir pagar algo importante porque o dinheiro já foi gasto em supérfluos e, com isso, as contas vão ficando atrasadas, os serviços vão sendo cortados, os juros vão aumentando e a vida vira um caos. Então o negócio é pagar as contas antes de tudo, assim, se tem uma base de quanto sobrou para as outras coisas. Antes de gastar com supérfluos tem que se pensar duas vezes, principalmente se haverá algo indispensável mais pra frente.

Pequenas coisas fazem diferença no orçamento de todos e o telefone é uma delas. É muito difícil quem conheça alguém que não gaste nem um real com esse meio de comunicação, e se pararmos para pensar, é um dinheiro muito mal gasto. Para que ligamos para um amigo que vamos encontrar dali alguns minutos? Para que ligar para alguém e perguntar algo que não é importante e que pode esperar um encontro? São pontos que, tranquilamente, se consegue controlar; é só ter vontade. Alimentação, também, é uma grande despesa no orçamento. Para que almoçar fora se sempre podemos aproveitar o que se tem em casa? Não é bem mais barato fazer uma comprinha básica que dure a semana toda a comer em restaurantes e lanchonetes todos os dias? Façam mais coisas em conjunto, como ir para balada. Não tem porque cada um ir em um carro. Se juntem! Lotem seus carros de amigos, assim todos economizam gasolina e a noite fica mais divertida.

 Muitas vezes “sobra mês no fim do dinheiro” e isso deixa as pessoas loucas. Não há motivo para tanto sofrimento. O fato é que não é nada difícil se controlar, basta ter vontade e auto controle.

 

Por Camila Ticianelli

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário